"A Maior Flor do Mundo" é um conto do escritor português José Saramago, publicado em 2000. A história, é dirigida principalmente a crianças e aborda temas como: a generosidade, sacrifício e a importância de agir em prol do bem coletivo.
Resumo:
O livro conta a história de um menino que encontra uma flor no campo. Esta flor, é descrita como sendo "a maior flor do mundo". Quando o menino se depara com aquela flor murcha decide que precisa cuidar dela. Ele começa a regá-la e a tratá-la com muito carinho, mas a flor, precisa de uma atenção constante, e isso vai se tornando cada vez mais difícil.
O menino começa a perceber que, para continuar a cuidar da flor, ele precisará sacrificar outras coisas da sua vida, inclusive o tempo que poderia passar com os amigos ou até mesmo nas suas atividades diárias.
O autor usa a flor como uma metáfora para as grandes tarefas que, por serem importantes, exigem dedicação e esforço.
Mensagem central:
A história transmite a mensagem de que, às vezes, temos de fazer escolhas difíceis e que devemo-nos sacrificar pelo bem de algo maior. A flor representa algo grandioso e valioso, mas que exige esforço e cuidado. O livro também toca em questões como a responsabilidade e o papel do indivíduo na preservação e melhoria do mundo ao seu redor.
Com uma linguagem poética e delicada, Saramago cria uma narrativa que nos faz refletir sobre o que é realmente importante e como nossas ações podem impactar o mundo de maneira profunda.
Espreita o nosso vídeo!
A turma 4CC:
Afonso Barbosa; Beatriz faria; César Oliveira; Daniel Faustino; David Rocha; Diana Alves; Francisco Marujo; Jéssica Ferreira; Joana Nunes; Kyara Barbosa; Luana Ribeiro; Luana Moreira; Luana Sousa; Lucas Ribeiro; Lucas Barros; Marco Oliveira; Martim Leão; Miguel Pereira; Nicolas Pinto; Rodrigo Rocha; Rodrigo Ferreira; Ronney Lucaio e Tomás Nunes
Sem comentários:
Enviar um comentário