Este livro apresenta a história verídicade Souad, uma jovem palestiniana que foi vítima de uma tentativa de homicídio motivada por um chamado “crime de honra”.
Após engravidar fora do casamento, a sua família decide tirar-lhe a vida para "restaurar" a honra familiar. O seu cunhado executa o castigo, atirando-lhe gasolina e incendiando-a. Contra todas as probabilidades, Souad sobrevive ao ataque, ficando gravemente ferida.
Posteriormente, é resgatada por uma organização humanitária e levada para a Europa, onde recebe tratamento médico e tem a oportunidade de recomeçar a sua vida. No seu testemunho, a autora descreve a infância marcada pela violência e pela submissão, denunciando a crueldade de certas tradições que continuam a oprimir as mulheres em algumas sociedades.
“Queimada Viva” é, assim, um relato comovente e inspirador, que revela a força e a coragem de uma mulher que sobreviveu para dar voz às vítimas do silêncio e da injustiça.
Espreita o nosso vídeo:
A turma 12RB:
Ana Oliveira; Carolina Ribeiro; Carolina Andrade; Gabriela Neves; Gonçalo Sousa; Gonçalo Dias; João Silva; Lara Sousa; Laura Campos; Leonardo Rodrigues; Leonor Maia; Leonor Dias; Luana Silva; Mafalda Barbosa; Margarida Silva; Maria Inês Costa; Sofia Silva; Tiago Alves e Vitória Campos
Sem comentários:
Enviar um comentário