domingo, 14 de dezembro de 2025

Espera por mim

 

O livro Espera por Mim, de António Mota, conta a história de Saul Antonino, um rapaz que vivia em Lisboa com a mãe. Um dia, eles são despejados da casa onde viviam, porque não tinham dinheiro para pagar a renda. Como a mãe precisava de arranjar outro lugar para ele habitarem, Saul foi temporariamente viver com a avó, na pequena província da Pedrinha do Sol, enquanto a sua mãe ficou alojada em casa de uma amiga.

A viagem até lá marcou muito Saul, porque era a primeira vez que viajava sozinho. Enquanto esperava pelo comboio, Saul começou a pensar no seu grande problema: as distrações. Saul tinha muita imaginação e, segundo ele, o mundo imaginário era muito melhor que o real. Durante a sua viagem, Saul manteve contacto com a mãe e com os seus melhores amigos: Deni e Ana Rita.

Porém, ao ir à casa de banho do comboio, perdeu o telemóvel e só se apercebeu mais tarde. Como era através do telemóvel que sabia o caminho até casa da avó, ficou em pânico. Quando chegou a Campanhã, Saul Antonino não tinha forma de contactar ninguém e não sabia para onde ir.

Como ninguém conseguia falar com Saul, a avó temeu que algo tivesse acontecido com ele e pediu ajuda a uma amiga para o procurar na estação. Foi então que apareceu uma senhora que olhava para ele e sorria. Saul ficou assustado, pensando que ela o queria raptar, mas afinal era apenas uma amiga da avó. A senhora reconheceu-o pela mala estranha que a mãe lhe tinha oferecido e levou-o até casa da avó. Lá, enquanto as duas senhoras conversavam e bebiam chá, Saul ficou no quarto a descansar.

Nos dias seguintes, Saul sentia-se um pouco perdido, porque não tinha telemóvel e não conhecia ninguém na aldeia. Uma manhã, encontrou na cozinha um bilhete da avó a dizer que tinha saído e só voltava para o almoço. Como ela tinha deixado os ingredientes preparados, quando o meio-dia chegou e a avó ainda não tinha regressado, Saul decidiu começar a cozinhar. Quando a avó voltou, comeram juntos e ela pediu-lhe para ir ao sótão, pois tinha lá uma surpresa para ele.

No sótão, Saul encontrou a bicicleta antiga da mãe, completamente restaurada. A partir desse momento, Saul começou a passear de bicicleta todos os dias. Numa dessas voltas, conheceu uma rapariga muito bonita chamada Paula Raquel. Os dois começaram a andar juntos, explorando o parque e vários sítios da Pedrinha do Sol.

Um dia, Paula Raquel disse a Saul que, no dia seguinte, ela e a sua família iriam embora. Saul deu-lhe então o seu e-mail para manterem contacto. Ele tentou acordar cedo para se despedir da amiga, mas ela já tinha partido. No entanto, quando acordou, encontrou a mãe, que tinha ido buscá-lo, pois ela, finalmente, tinha arranjado uma casa para eles viverem. E trouxe-lhe também um presente: um novo telefone!

Então, a primeira coisa que Saul fez foi mandar mensagens ao Deni, à Ana Rita e também à Paula Raquel, para lhes contar as novidades.

 

Espreita o nosso vídeo:


A turma 8RD:

Andrea Espinoza; Bianca Barbosa; Carolina Campos; Daniel Ferreira; Domingos Moreira; Fabiana Coelho; Gonçalo Neto; João Nunes; João Paiva; Lavynia Pereira; Leonor Ferreira; Leonor Azevedo; Luana Neto; Maria Marujo; Mariana Lopes; Martim Seabra; Martim Gonçalves; Matilde Lopes; Matilde Leal; Pedro Barbosa; Rafael Barbosa; Ricardo Fernandes e Rodrigo Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário