domingo, 8 de fevereiro de 2026

Uma questão de cor



Os alunos da turma do 7RC apresentam, como sugestão literária para leitura, o livro: “Uma questão de Cor”. Este é um livro de literatura infantil escrito por Ana Saldanha, uma escritora portuguesa nascida no Porto em 1959 e Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas em 1981.


Sinopse do livro:

Esta história fala sobre Nina, uma rapariga que gosta muito de jogar no computador e que passa quase todo o tempo agarrada aos jogos, esquecendo-se muitas vezes dos trabalhos da escola.

Um dia, a mãe chama-a para jantar a pensar que ela estava a estudar, mas descobre que Nina ainda não tinha feito os trabalhos de Matemática. Isso provoca uma grande discussão entre os pais, por causa do computador que lhe tinham oferecido no Natal.

No meio da confusão, a mãe acaba por contar uma novidade: o primo Daniel vai passar a viver com eles. Nina fica muito curiosa e espantada, mas também um pouco irritada com a ideia. Quando Daniel chega, Nina não gosta nada da mudança, sobretudo porque têm de trocar de quartos. Ela acha o primo chato e egoísta e até cria uma base de dados no computador para falar mal dele.

Apesar disso, Nina tem uma relação muito próxima e carinhosa com os pais e com os avós, Olga e Gerardo. Quando a avó Olga sofre um ataque de coração, toda a família se une e Nina sente-se muito triste, mostrando o quanto gosta da família.

Com o tempo, Nina começa a ver Daniel de outra forma, especialmente quando ele é vítima de racismo na escola por ser mulato. Mesmo sentindo alguma vergonha, Nina defende o primo e fica do lado dele. Este acontecimento é muito importante na história, porque faz Nina mudar a sua maneira de pensar e agir. Daniel mostra ser uma pessoa especial, que acredita que devemos lutar pelo que é justo para melhorar a sociedade.

Na escola, Nina conhece Vítor, um rapaz inteligente e bonito que gosta dela e tenta aproximar-se, oferecendo-lhe presentes e ajudando-a nos trabalhos. Nina fica confusa com a situação, pois Vítor e os amigos perseguem Nina e Daniel com palavras ofensivas. O mesmo acontece no autocarro, onde Daniel sofre discriminação por causa da sua cor de pele. A avó

Olga dá-lhe conselhos sobre namoros, mas Nina acha que a avó não tem razão. Mais tarde, arrependido do seu comportamento, Vítor convida Nina e Daniel para a sua festa de aniversário. Daniel não quer ir, mas acaba por ir e consegue mostrar que não devemos dar importância a quem nos provoca e a isso faz-nos pensar sobre o perdão. No final, eles fazem as pazes e tornam-se amigos.

No fim da história, Nina reflete sobre tudo o que aconteceu e percebe que o computador não é o mais importante. Ela aprende a valorizar a amizade e entende que Daniel e Vítor não são más pessoas. Os três tornam-se grandes amigos e Nina passa a ver o primo com muito mais carinho.

Os alunos recomendam esta obra pelo interesse e pela relevância das principais linhas temáticas nela abordadas, destacando-se o racismo, o perdão, bem como a promoção da tolerância e do multiculturalismo.

Espreita o nosso vídeo!

A turma 7RC
Anna Morais; Ariana Alves; Beatriz Almeida; Carolina Rocha; Dinis Campos; Duarte Santos; Erica Silva; Fernando Seabra; Francisco Rocha; Gonçalo Sousa; Guilherme Coelho; Hélder Silva; Joana Barbosa; João Siqueira; João Gomes; Maria Leonor Barbosa; Martim Barbosa; Miguel Vieira; Nicolas Soares; Pedro Silva; Rúben Santos; Santiago Carvalho; Sofia Almeida; Tiago Ferreira; Vasco Carneiro e Chiara Molo

Sem comentários:

Enviar um comentário